GTM-WCCT8KB9

Redes na Web

Me formei na área de TI! E agora?

Quando chegamos no ensino médio sempre aparece aquela pergunta que todos já receberam – Vai fazer vestibular para qual curso? Sei que não é uma escolha fácil, alguns decidem rápido e outros demoram, cada um tem seu tempo.

Creio que mais de 99% de todos os alunos que entram na faculdade é começar a trabalhar, ganhar dinheiro para ter uma vida melhor e prover conforto e segurança financeira para a sua família. Na área de TI (Tecnologia da Informação) não é diferente, ainda mais em um mercado cheio de oportunidades, onde todas as empresas precisam de profissionais capacitados

Na graduação temos muitas dúvidas sobre mercado, tem certas matérias que perguntamos – Para que isso vai me servir no mercado de trabalho? É verdade, muitos conteúdos que vêm na ementa da graduação não são utilizados.

Calma, continua lendo, esse texto vai te ajudar se você está nesse dilema.

Geralmente no último ano de curso vem aquela dúvida, o que irei fazer após a formatura? Será que devo fazer uma Pós Graduação, Certificação ou Procurar emprego?. São várias dúvidas e vou te explicar cada uma.

Pós-graduação (Especialização ou Mestrado, tanto faz)

Depois que você se formar, muitos vão dizer pra fazer pós-graduação, sem mesmo perguntar qual o seu objetivo, muitos nem tem objetivo, estão tão cansados com as atividades de TCC e final de semestre.

Você só deve fazer Pós-graduação se você tiver 2 objetivos em mente:

1 – Ser Professor de Universidade

2 – Concursado Público

Não é comum a pessoa escolher a carreira acadêmica, principalmente na área de TI, mas se Deus apontou o dedo pra você e disse que sua missão na terra é ser professor, então faça especialização, mestrado, doutorado, pós doutorado e etc.. Senão,pule fora do barco.

Já no concurso, toda qualificação que você obtém, conta com um ou mais pontos no concurso. Então é vantajoso você ter.

Porém, esses dois caminhos são os mais difíceis no início da carreira, você está com sangue nos olhos para trabalhar e meter a mão na massa, além de ser o mais demorado a ter retorno financeiro.

No mestrado você vai ganhar uma bolsa do CNPq e viver no mundo acadêmico, que é muito diferente do mercado de trabalho. No concurso, você faz a prova, espera o resultado, entrega as documentações no período, e depois de ter passado em todos os processos, poderá ser chamado.

Então, não seja besta de ir pelo caminho mais difícil.

Certificação

Caso você queira atuar no ramo de infraestrutura (Redes, Data Center, Cloud) ou Cyber Segurança é extremamente importante ter certificação.  A grande maioria das vagas nas empresas que pagam bem pedem certificação.

Sempre digo que a certificação vai te levar para fazer a entrevista, é um filtro que muitas empresas utilizam, basta você olhar no linkedin as vagas e seus requisitos.

Emprego

Sem dúvidas é o caminho mais fácil e rápido para entrar no ramo, é bom que as pessoas começarem a procurar emprego para ganhar experiência profissional.

Toda aquela sua vontade de querer executar as atividades, tentar resolver o mais rápido possível, mostrar que pode ajudar na empresa, isso é uma sensação maravilhosa. É obvio que você vai trabalhar muito, na área de TI então, mas é muito gratificante no final do mês você receber o contracheque por e-mail informando a quantia que vai receber.

Então, qual a escolha correta?

Se fosse para te dar um conselho, eu diria pra você estudar pra tirar uma certificação e correr atrás de emprego. Após adquirir experiência profissional você poderia lecionar, é melhor ter um professor que tenha exemplos de mercado do que um apenas que escreveu artigos e viveu somente no mundo acadêmico

Espero que esse texto tenha dado uma luz pra você que está na dúvida do que fazer após a formatura, eu sei como é, uma ansiedade muito grande, uma pressão que colocamos em nós mesmos.

Siga firma na conquista dos seus objetivos, lembre-se que o plantio é opcional mas a colheita é obrigatória.

Deixe um comentário