GTM-WCCT8KB9

Redes na Web

Leia Isso Antes de Comprar um SWITCH

Na real, você precisa dar ler esse artigo.

Quem trabalha com tecnologia tem que saber bem mais que a parte técnica, é reunião com administrativo, cliente, gestor, financeiro, ou seja, temos que ter habilidades sociais e isso ninguém diz na faculdade, aprendemos na correria de trabalho e nas rodas de interações que o RH faz.

Quando há necessidade de comprar um equipamento novo é responsabilidade do setor de tecnologia fazer o orçamento dos equipamentos que serão comprados, aí que começa uma saga de muita pesquisa a atenção.

Na área de TI, como em qualquer outra área, sempre tem as grandes empresas, quando falamos em compra de switches vem logo na cabeça (CISCO, JUNIPER, EXTREM, ARUBA e outras), sempre pensamos em comprar o equipamento de melhor qualidade, mas o orçamento é parâmetro crucial nessa decisão.

Mas falando da melhor parte, parte técnica é claro, tem 3 pontos que você precisa ficar ligado antes de comprar o seu switch, independente da camada que ele atue (ACESSO, DISTRIBUIÇÃO ou CORE).

1 – End of Life (Final de Vida Do Equipamento)

Tem aquele ditado que você já ouviu na vida (a gente nasce, cresce e morre), com os SWITCHES é a mesma coisa. Os fabricantes têm que informar para você o tempo de vida útil do equipamento, justamente para os gestores de tecnologia planejarem a troca.

A equipe de engenharia do fabricante tem um trabalho danado realizando testes de performance e analisando as métricas do equipamento testado, assim eles conseguem calcular um período de alta performance do switch, após esse tempo, o hardware começa apresentar perda de performance.

É nesse momento que o plano de troca de equipamento tem que estar feito e sendo colocado em execução.

2 – End Of Support (Última Data de Suporte)

Quando compramos um equipamento novo, cheio de novas funcionalidades, que vão trazer vantagens e melhorias para a empresa.

É crucial ter o apoio técnico do fabricante caso haja algum problema que o cliente não consiga resolver. Principalmente se o switch estiver em ambientes críticos como DATA-CENTER, BACKBONE de Operadoras e outros.

Dessa maneira temos que ficar atento até quando o suporte do fabricante pode entrar em ação para ajudar em uma situação de crise.

Entrando em crise hahahahha

3 – End Of Sales (Final de Vendas)

Com a evolução tecnológica, ampliação do 5G e IOT a quantidade de equipamentos que estão acessando a internet hoje em dia é bem maior que há 10 anos atrás.

Em 2022 são vários dispositivos que tem conectividades (TV, Celular, Computador, Desktop, Câmera de Vigilância, Cafeteira, Portão, entre outros). É normal qualquer empresa querer lucrar com a venda de seus produtos e serviços, por isso há novas versões de switches com maior poder de processamento do que as versões anteriores.

Assim, o END OF SALES é a data que o fabricante informa até quando aquele equipamento será vendido. Geralmente ele é de 4 a 5 anos, após isso vem outra linha de equipamentos com mais features e maior processamento.

Deixe um comentário