GTM-WCCT8KB9

Redes na Web

Aprenda de uma vez Underlay e Overlay

Fala rapazeada, na publicação de hoje irei explicar os conceitos de OVERLAY e UNDERLAY no ramo de tecnologia, especificamente, em redes de computadores.

Antes de explicar os conceitos técnicos, olha essa imagem 

Perceberam que o OVERLAY é o pano em cima da mesa e o UNDERLAY é a mesa

 

UNDERLAY

É a infraestrutura física e lógica subjacente que suporta a rede. Isso inclui cabos, switches, roteadores, protocolos e outras tecnologias de hardware que formam a base da comunicação de rede.

UNDERLAY  pode ser uma rede de Camada 2 ou de Camada 3.

Um exemplo típico de UNDERLAY de Camada 2 é uma rede Ethernet, na qual são criadas VLANs.

A Internet é uma rede subjacente típica da camada 3. O protocolo Open Shortest Path First (OSPF) ou Intermediate System to Intermediate System (IS-IS) é utilizado para controlo de rotas dentro de um sistema autónomo (AS), enquanto o Border Gateway Protocol (BGP) é utilizado para transferência de rotas e interligação entre AS diferentes.

Conforme a evolução tecnológica,  as redes UNDERLAY ambém ser construídas utilizando Multiprotocol Label Switching (MPLS), que é uma protocolo de rede de área alargada (WAN) que funciona entre as camadas 2 e 3.

OVERLAY

É uma rede virtual construída sobre a infraestrutura de underlay.

As tecnologias de overlay, como VPNs (Virtual Private Networks) e SDN (Software-Defined Networking), permitem a criação de redes lógicas independentes da topologia física subjacente.

Os túneis são estabelecidos entre dispositivos de rede UNDERLAY interligados. Ao enviar um pacote de dados, um dispositivo acrescenta um novo cabeçalho IP e um cabeçalho de túnel ao pacote de dados e protege o cabeçalho IP interno. 

Vantagens Overlay

Flexibilidade. A sobreposição proporciona uma abordagem de rede mais flexível, removendo as restrições codificadas de uma rede física, o que permite a configuração ligada à utilização ou função.

Gerenciamento. As sobreposições oferecem uma melhor gestão do acesso, segmentando e unindo dispositivos de forma lógica, em vez de gerir estes componentes fisicamente.

Segurança. As redes sobrepostas melhoram a segurança, segmentando o tráfego e restringindo o acesso por grupos, indivíduos ou dispositivos. No caso de um comprometimento da rede – ao usar SDN como uma sobreposição – o tráfego de um invasor pode ser detectado e interrompido mais facilmente.

Redundância e eficiência. Com uma sobreposição, o tráfego tem mais facilidade em mudar de rota com base na saturação do tráfego ou nas interrupções da rede.

Deixe um comentário