Em pleno século XXI (21) o acesso à internet é muito fácil em diversas cidades pelo mundo, independente que seja na área rural ou urbana, incentivando as pessoas a comprarem equipamentos como (celulares, Tvs, Relógios e outros que tenham acesso a internet.
Imagine você chegando em casa depois de um dia cansativo e não tem internet. Aquela barra de exclamação dizendo (Dispositivo sem acesso a internet) é angustiante, quase todos os equipamentos que temos ficam sem utilidade.
Se você tem curiosidade de saber como funciona todo esse processo de comunicação, continue lendo esse artigo, iremos fazer uma abordagem simples e conceitual, mas já vai ser um início para uma longa jornada de aprendizado.
Todo profissional que trabalha na área de tecnologia saiba que é importante entender sobre o TCP/IP, independente da área que você atua (Suporte, Infra, Data, Redes, Segurança, Desenvolvimento, DBA,Comercial, CEO entre outros.)
Pra compreender de forma mais prática, imagine um shopping de 5 andares e cada andar tem um tipo de material pra vender.
No 1º andar vende eletrodoméstico (liquidificador, lavador de louça, batedeira, ventilador) e eletrônicos (TV, Notebook, celular, tablet).
No 2º andar vende-se móveis para casa e escritório, lá vamos encontrar mesa, cadeira, cama, sofá entre outros.
O 3º andar é, especificamente, para o material de construção, lá vende cimento, porta, janelas, pisos, torneiras.
Enquanto isso no 4º andar somente para roupas, tanto no masculino e no feminino de todas as idades.
Somente no 5º andar encontramos o supermercado para comprar os seus alimentos.
A COMUNICAÇÃO NA INTERNET TEM A MESMA IDÉIA.
De acordo com o autor Tanembaum, O TCP/IP (Transmission Control Protocol / (Internet Protocol) tem habilidade para conectar vários equipamentos de maneira uniforme, sendo um dos principais objetivos de projeto, desde o início. Mais tarde, essa arquitetura ficou conhecida como Modelo de Referência TCP/IP.
Esse modelo é dividido em 5 camadas.
1ª CAMADA – FÍSICA
Essa camada tem como função principal a interface do modelo TCP/IP com os diversos tipos de redes (X.25, ATM, FDDI, Ethernet, Token Ring, Frame Relay, sistema de conexão ponto-a-ponto SLIP,etc.) e transmitir os datagramas pelo meio físico, sinais físicos, tem a função de encontrar o caminho mais curto e confiável.
2º CAMADA: ENLACE
A 2ª camada tem duas características muito importantes
1 – Responsabilidade de enviar datagramas construídos pela camada de Rede(superior).
2 – Realiza o mapeamento entre um endereço de identificação do nível de rede para um endereço físico ou lógico. Por Exemplo: Para acessar a internet o dispositivo tem uma porta de comunicação única chamada de Endereço MAC ou Endereço Físico “fazendo uma comparação é como se fosse o CPF, cada pessoa tem o seu e não é igual a de ninguém” permitindo a identificação de cada dispositivo conectado a rede localmente.
3º CAMADA: REDE
Esta camada fica no meio da pilha de protocolos TCP/IP, acima da camada física e enlace e abaixo da Transporte e Aplicação. Ela realiza dois pontos muito importantes:
- Realiza a comunicação entre os dispositivos pelo protocolo IP.
- Faz a comunicação com outras redes (roteamento)
O protocolo IP é a identificação lógica dentro da sua rede, seu equipamento recebe o Endereço IP e enquanto ele estiver nesta rede ele vai permanecer com este endereço.
Analogia para entender o Endereço IP: Cada ambiente onde frequentamos tem um traje apropriado, se estamos na casa dos nossos avós passando o final de semana geralmente usamos roupas mais simples, nada formal, porém se você for para uma festa de formatura é mais apropriado uma roupa social.
O Endereço IP tem a mesma ideia, ao conectarmos nosso celular na rede sem fio em nossa casa ele pega um endereço IP que é diferente do recebido quando ele conecta na rede sem fio do nosso trabalho. Cada rede conectada ele recebe uma identificação lógica diferente.
4º CAMADA: TRANSPORTE
Conforme Tanembaum cita em seu livro, a camada de transporte, localizada em cima da camada de redes, tem a finalidade de permitir as entidades pares dos hosts de origem e de destino mantenham a conversão. Os dois protocolos mais utilizados nela são TCP e UDP.
TCP: Comunicação confiável
UDP: Comunicação não confiável
5º CAMADA: APLICAÇÃO
Localizada no topo da pilha de protocolos TCP/IP, ela contém todos os protocolos de nível mais próximo do usuário como (DNS, HTTP, DHCP, TELNET entre outros), fornecendo uma interatividade nossa com a internet.
Exemplo: Abrimos o navegador e pesquisamos na internet (como fazer arroz solto) vai aparecer diversos resultados de sites e vídeos, o protocolo HTTP realiza essa função de pesquisa em sites na Internet utilizando o navegador ( Firefox, Chrome , Edge e etc)