GTM-WCCT8KB9

Redes na Web

Dentro do grande ramo de redes de computadores existem alguns setores específicos de atuação (NAC,WAF, Roteamento e Switching, Wireless, Firewall, IPS). E hoje iremos falar de uma área que está em grande expansão, porém não tão conhecida, é o NAC.

NAC (Network Access Control) é a ferramenta responsável por autenticar todas as requisições de acesso à rede, seja ela de forma cabeada ou pela rede sem fio.

Explica essa porra direito glauco !

Vou te dar um exemplo que você vai entender!

Como um ladrão pode entrar em uma casa para roubar?

Ele pode entrar pela porta da sala, da cozinha, pela janela, pelo telhado, dentro do carro,  ou seja, existem várias formas do vagabundo querer roubar o que você conquistou com tanto suor!

O criminoso digital vai dar um jeito de querer entrar na tua rede por diversos lugares ( Bluetooth, Rede sem fio, rede cabeada, pendrive, Link malicioso, ou seja, você tem que se defender por todas as vias de acesso aos seus dados.

Se a sua empresa tiver o mínimo estrutura de cibersegurança, ela é segmentada por VLANS: (Impressoras, Servidores, Rede Corporativa, Rede Visitantes). 

Não sabe o que é VLAN? Clica no LINK.

Aí o teu chefe chega com algum cliente para visitar a empresa, é lógico que esse cliente vai querer acessar o whatsapp, instagram, email, ou seja, o cara só quer internet.

O Visitante vai pegar o seu notebook e seu celular e conectar na rede sem fio de visitantes, ele irá preencher algum cadastro  e automaticamente é adicionado em uma rede separada do seu ambiente de produção, deixando o visitante apenas com acesso a internet.

Entendi, mas se o cara quiser acessar a minha rede corporativa, como o NAC vai atuar?

No NAC é criado uma regra informando que os dispositivos que irão acessar a CORPORATIVA ,seja por cabo ou por via wirelless, deve cumprir todas as regras listadas abaixo:

1 ª Computador Windows adicionado no dominio da empresa XPTO.com

2ª Computador com o antivírus corporativo instalado e atualizado

3ª Usuário de Acesso autenticado pelo Active Directory da Rede.

O NAC checa todas as 3 regras acima, e se todas forem verdadeiras, ele libera o seu acesso à rede corporativa.

Exemplo de Atuação do NAC – Fonte Própria

Outro exemplo de Atuação do NAC

Você trabalha num local onde é necessário instalar 1000 impressoras, no mesmo modelo EPSON, em diversas sedes da empresa pelo Brasil, aí o teu chefe de TI fala : (Glauco, vamos manter o padrão e em todas as localidades, a VLAN específica para impressora será a VLAN 150 configurada nos switches).

No NAC é realizado o cadastro dos SWITCHES para que eles recebam ordens do servidor.

Quando você pegar o cabo de rede , conectar uma ponta na impressora e a outra ponta na em qualquer porta do switch, o switch vai perceber que a solicitação de acesso é de uma impressora do fabricante EPSON , e automaticamente , vai fazer a mudança de adicionar a VLAN 150 nessa porta.

Dessa maneira você tem uma automatização de atividades rotineiras e um controle maior do que entra e sai na sua rede, consequentemente elevando o nível de controle e segurança do seu ambiente.